Se procuras um bom ponto de partida para ler e pretendes fazer disso um hábito, mas não sabes por onde começar, deixamos-te aqui a lista ideal com os 8 Melhores Livros Para Quem Quer Começar A Ler.
Com diversos temas e diferentes categorias, para que possas escolher aquela com que mais te identificas, estes são alguns dos livros para ler, que prometem prender-te do início ao fim e despertar aquela vontade de devorar uma página atrás da outra!
Procura mais recomendações de outras categorias de livros? Veja os nossos outros artigos sobre romance, aventura, ficção científica …



A Criada

Autor(a): Freida McFadden
Editor: Alma dos Livros
Páginas: 336
Género: Policial e Thriller
Data de Lançamento: 2022
Avaliação Goodreads: 4,35 em 5 estrelas
RESUMO
O livro conta a história de Millie, uma ex-presidiária que pretende esquecer o passado e recomeçar a sua vida.
Não encontrando emprego em lado nenhum, aceita uma oportunidade de trabalho como empregada doméstica na casa dos Winchester, onde deve cuidar da filha do casal também e o melhor de tudo é que ninguém sabe o seu segredo.
Todos os dias limpa a casa, vai buscar a filha do casal à escola, faz o jantar e sobe para o seu quarto minúsculo no sótão.
A filha do casal odeia Millie, Nina parece ser completamente louca, o jardineiro é estranho e misteriosos, só Andrew parece gostar dela e é sempre simpático.
A criada começa a sentir que algo não está certo, afinal até a porta do seu quarto tranca por fora… estranho, não é? Talvez, mas se esta família soubesse o seu passado também sentiria medo… afinal ela atrás de uma porta consegue ver e ouvir tudo o que se passa nesta casa.
OPINIÃO
Se procuram um thriller viciante e muito surpreendente, “A Criada” é sem dúvida alguma a opção ideal!
Nós ainda estamos incrédulos com esta história e com o seu final! A magia do livro está nas reviravoltas e contornos que a autora dá a esta história, de modo a enriquecê-la e torná-la mais surpreendente. Este livro é sinónimo de atitudes absurdas, pessoas doidas e momentos de tensão. E é tão bom!
Este é um livro que nos dá uma ânsia tremenda para terminar de ler, sendo impossível parar de o ler. Muito bem escrito e estruturado, cheio de suspense que nos deixa até arrepiados com a sua envolvência. É possível ainda que se sintam a endoidecer com os vários segredos escondidos e reviravoltas deste drama familiar ao mais alto nível.
É um livro de fácil leitura, que nos prende sem darmos por isso. Quando achamos que tudo é previsível nesta história, tudo muda. Nada é o que parece…ou é? Um thriller psicológico em ascensão do início ao fim. Vale muito a pena ✨📖
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Autor(a): Taylor J. Reid
Editor: Topseller
Páginas: 432
Género: Romance
Data de Lançamento: 2021
Avaliação Goodreads: 4,42 em 5 estrelas
RESUMO
A icónica celebridade Evelyn Hugo decide contar todos os detalhes e segredos da sua vida à jornalista Monique Grant, que não entende o porquê de ter sido escolhida para esse trabalho capaz de alavancar a sua carreira.
No início, em primeira pessoa, conhecemos Monique e a sua situação atual: um Divórcio. Monique sofre com a separação da sua relação quando começa a trabalhar com Evelyn.
A narrativa é contada através de entrevistas realizadas à atriz, que nos transportam até ao seu passado. Estas vão-se intercalando com o ponto de vista de Monique no presente, o que nos permite observar as mudanças do comportamento dela após o seu contacto direto com Evelyn.
A curiosidade é o grande combustível desta narrativa, pois toda a história de Evelyn Hugo é um grande mistério. Esta personagem é uma figura que cativa pela sua sinceridade e clareza com que é capaz de olhar para si, para a sua vida e para tudo o que a rodeia.
OPINIÃO
Este foi o primeiro livro que li da autora, pelo que não sabia o que esperar. Contudo, rapidamente mergulhei na sua escrita e neste romance tão pouco convencional. A construção e evolução das personagens foi algo que me agradou essencialmente pelo facto de estas serem muito humanas, com qualidades e defeitos, não se dividindo apenas em heróis ou vilões.
Outro aspeto significativo para mim foi a desconstrução do conceito de família, que não tem necessariamente que passar por laços de sangue.
Este é um romance é ambicioso, que fala de racismo, violência doméstica, homossexualidade, sexualização da mulher, luto e coragem de agarrar os sonhos. Fala de rótulos, do quanto limitam e empobrecem. E também fala dos diferentes tipos de amor, aquele mais efusivo, com paixão e aquele mais tranquilo como uma amizade. Não há um mais forte que o outro.
No fim da leitura ficou um misto de emoções. A Evelyn tem este efeito sobre nós.
A Cicatriz
Autor(a): Maria Francisca Gama
Editor: Suma de Letras
Páginas: 168
Género: Romance
Data de Lançamento: 2024
Avaliação Goodreads: 4,54 em 5 estrelas
RESUMO
“Éramos felizes, verdadeiros camaradas e a âncora um do outro. Um dia o nosso barco afundou-se e nenhum dos objetos que éramos nos salvou.”
Em “A Cicatriz” ficamos a conhecer um jovem casal que vai de férias para o Rio de Janeiro. Tudo parece estar a correr bem, como num conto de fadas, observando os mais lindos pôr-do-sol e paisagens de cortar a respiração.
Estão completamente apaixonados e isso sente-se, pela felicidade e pela descontração típica de quem viaja com a pessoa que se ama, mesmo que seja para um lugar que nem sempre é seguro….
É então numa das últimas noites das férias no Rio de Janeiro, depois de um jantar fora, e de já alegres com alguma bebida a circular no sangue que têm a ideia de irem a pé para o hotel.
Mas deverão ir pela esquerda ou pela direita? E uma decisão aparentemente tão insignificante acaba por deixar uma cicatriz enorme nas vidas de ambos.
OPINIÃO
A autora escreve-nos de uma forma sublime, mas intensa e imersiva até ficarmos sem fôlego e em constante desassossego.
Leva-nos a refletir sobre as nossas pequenas decisões no dia-a-dia. Deixa-nos muitos alertas para nós enquanto mulheres sobre constantes “perseguições”.
Uma escrita brilhante, com um “testemunho” soberbo de algo que está constantemente a acontecer.
Adorei também o facto de a Maria Francisca Gama, abordar vários autores e cantores brasileiros.
Esta é mais do que uma leitura obrigatória, que merece mais do que um 5 de avaliação.
A saber: Apesar de ser um livro pequeno, é pesado. vai ser duro muitas das coisas que vão ler porque a autora tem esse poder, de nos transportar para a história e de nos conseguirmos colocar no lugar da personagem, como se fôssemos nós mesmos a passar por aquela tragédia.
❗ Veja também: 10 Melhores Livros de Thriller de 2024 ❗
Ainda Bem Que a Minha Mãe Morreu
Autor(a): Jennette McCurdy
Editor: Lua de Papel
Páginas: 352
Género: Biografia
Data de Lançamento: 2023
Avaliação Goodreads: 4,46 em 5 estrelas
RESUMO
Jennette Mccurdy, ex-atriz, cantora e diretora, atingiu um pico mundial de fama com a sua participação na série iCarly, uma série da Nickelodeon. Enquanto a mãe anda nas nuvens, Jennette mergulha numa espiral de ansiedade e falta de amor próprio.
Este livro de memórias apresenta-nos o seu lado da história, uma denuncia avassaladora dos bastidores do seu sucesso e dos constantes abusos cometidos pela mãe narcisista.
Pontuado de humor negro, conta na primeira pessoa esse trajeto, traduzindo-se numa história inspiradora sobre resiliência, independência.
OPINIÃO
Nunca fui grande fã de iCarly, mas, assim como todos os que conheciam o trabalho de Jennette Mccurdy, nunca imaginei que fosse esta a sua realidade.
«I’m Glad My Mom Died» explora os traumas, as violências e as tendências autodestrutivas que perduraram após a morte da sua mãe, assim como as diversas formas através das quais tentou pedir ajuda.
Apesar de o título puxar muito para o lado humorístico, este livro é um relato excruciante e brutalmente honesto da sua jornada de saúde física e mental.
Um Muro e Uma Cerca
RESUMO
«Um Muro e uma Cerca» é um livro de ficção sobre uma amizade improvável entre um idoso e uma criança.
Elias, um homem rezingão, vencido pelo tempo e pelos golpes da vida, e Santiago, um menino com o brilho do mundo no olhar e cicatrizes de violência e abandono, encontram-se nas veredas da solidão que os une, forjando, unidos, um novo caminho de amizade e família.
A narrativa desdobra-se em dois pontos de vista. Sob a ótica de Santiago, testemunhamos uma jornada marcada pela negligência dos pais e pela perseguição violenta que sofre na escola, e, do lado de Elias, a indiferença com que é descartado e desvalorizado pelos próprios filhos.
OPINIÃO
Esta é uma daquelas histórias que nos apaixona para, em seguida, nos dilacerar o coração em pedacinhos, com cenas fortes e comoventes cuja simplicidade e candura da escrita pouco fazem para amenizar, mas que nos vai alimentando pequenas migalhas de esperança que, no final, revelam fazer toda a diferença.
Com a Margem Sul como pano de fundo, mais especificamente a freguesia de Fernão Ferro, foi uma daquelas leituras que me envolveu de tal maneira que não houve espaço para pausas.
Uma história de beleza ímpar, com uma escrita e enredo à altura. Gostei muito deste livro e fico à espera para ver que outras histórias incríveis iremos ler da Elisabete
O Sol Também é uma Estrela
Autor(a): Nicola Yoon
Editor: Editorial Presença
Páginas: 352
Género: Jovem Adulto
Data de Lançamento: 2019
Avaliação Goodreads: 3,97 em 5 estrelas
RESUMO
Natasha e Daniel são muito diferentes, mas o destino faz com que se encontrem numa manhã, na mesma rua nova-iorquina.
Ela é uma rapariga que acredita na ciência e nos factos, que nega a existência do destino, que tem uma noção muito real do mundo.
Daniel, ao contrário dela, é um apaixonado pela vida, pelos sentimentos, pelas palavras, é um sonhador.
Ela quer ser cientista. Ele quer ser poeta. O livro narra, a história de Natasha, que está a horas de ser deportada para a Jamaica com a sua família por serem imigrantes ilegais, e a história de Daniel, prestes a entrar no curso de medicina. Porém, tudo muda para eles no preciso momento em que se encontram…
OPINIÃO
Este livro de Nicola Yoon, que já foi adaptado a filme, aborda temas muito importantes como o racismo e a imigração, passando também por tópicos como o romance, a ciência e a filosofia da vida, as questões morais e sociais, a química do amor, o desespero das personagens para não deitarem tudo a perder em minutos.
Os capítulos são pequenos, o que facilita a leitura, e a escrita é tão fluída e simples que se lê num ápice! Sendo a maioria narrados no ponto de vista dos protagonistas, mas tendo alguns extras de outras personagens que vão aparecendo e explicam melhor alguns conceitos importantes.
Embora seja direcionado a um público mais jovem, este livro não desilude, acreditem!
Lei tudo isto como:
Os Melhores Códigos de Desconto Wook
Pardalita
Autor(a): Joana Estrela
Editor: Planeta Tangerina
Páginas: 244
Género: Banda Desenhada
Data de Lançamento: 2021
Avaliação Goodreads: 3,79 em 5 estrelas
RESUMO
Raquel tem 16 anos e vive numa pequena cidade no Norte de Portugal.
Costuma passar o seu tempo com os seus amigos, Luísa e Fred, e tem um namorado com o qual não tem passado tanto tempo.
Um dia, Raquel repara na Pardalita, que começa a observar à distância, sem a conhecer, até ao dia em que se ligam através do teatro.
Esta é uma história de auto-descoberta, primeiro amor, de compreender os sentimentos, de descobrir a beleza nas pequenas coisas e encontrar o seu lugar no mundo.
Com poemas, pequenas missivas e desenhos, convidando-nos a acompanhar a Raquel naquilo que é quase um diário dela.
OPINIÃO
Uma prosa poética sobre família, adolescência e a descoberta do seu primeiro amor. Foi fantástico acompanhar Raquel na sua auto-descoberta, retratada de forma tão sensível, exímia e natural!
Não é apenas mais uma novela gráfica, poema ilustrado tão bonito sobre a epopeia que é ser-se adolescente e sentir o primeiro amor.
O nome “Pardalita”, tornando-a menos numa personagem ou pessoa e mais num símbolo, num ideal. numa metáfora. O ritmo deste livro é lento e doce – tal como a forma como Pardalita entra na vida de Raquel.
Sinto que muitas pessoas LGBTQ+, miúdos e graúdos, se possam rever nestas passagens. Até as ilustrações tinham muito a dizer.
O Projeto Rosie
Autor(a): Graeme Simsion
Editor: Editorial Presença
Páginas: 272
Género: Romance
Data de Lançamento: 2016
Avaliação Goodreads: 4,02 em 5 estrelas
RESUMO
O Projeto Rosie conta-nos a história de Don, um professor de genética com hábitos um pouco estranhos, devido à OCD (Obsessive Compulsive Disorder), o que leva a uma grande dificuldade em socializar.
Neste livro, Don está à procura da esposa perfeita através de um questionário criado por ele.
No entanto, o seu melhor amigo Gene, apresenta-lhe Rosie com quem Don estabelece uma ótima amizade mas que para sua parceira está muito longe de ser o que ele procura. É aí que Don começa a questionar as suas escolhas.
OPINIÃO
Este é um livro que aborda temas como a genética, o que torna o também um pouco científico.
Senti que estava a ver uma comédia romântica uma vez que o facto de o Don ter atitudes e reações tão diferentes trazia um lado cómico para o livro.
O romance em si, é mais abordado para o final do livro o que achei positivo uma vez que dá credibilidade ao desenvolvimento do sentimento de ambos.